Participação no Workshop Educação não violenta

0
921

Quando recebi o convite da Elaine do @educação_positiva, para participar do Workshop de Educação não violenta onde a Elisama Santos seria a palestrante, fiquei super feliz de cara! Além de ser um assunto que eu sempre me interessei e busquei para guiar meus passos como mãe, ainda teria a primeira participação do Pílulas Maternas em um evento.

Pílulas MaternasAlém de toda empolgação e ansiedade, foi realmente uma tarde transformadora! A Elisama é realmente excelente e deixa o papo super leve e divertido, além de falar aquelas verdades que você não consegue enxergar através do véu da rotina e da repetição (inconsciente) de comportamentos.

Logo na primeira parte da palestra, ela fala sobre sentimentos, e parece que cada uma ali se encaixa naquelas palavras. Um cisco caindo aqui, outro ali, ninguém parece se preocupar com o relógio, é momento de olhar pra dentro. Mães, pais, avós… Todos parecem se identificar de alguma forma, e o seu jeito divertido e sincero de ser deixa a tarde bem leve.

Você acorda pensando q você é insuficiente: não dormiu suficiente, não é magra o suficiente, não é bonita o suficiente, não tem paciência suficiente, não ganha o suficiente…

Este conceito de insuficiência bateu forte! Porque todos os dias eu me sinto insuficiente de alguma forma, parece que eu estou sempre deixando de fazer algo… E quem nunca se sentiu assim? Mas o importante não é o que você sente, porque sentimentos não são controláveis, mas sim o que você faz com este sentimento. Quantas vezes permiti que o meu cansaço interferisse na minha interação com a Marina… E olha que tento me policiar hein?! Mas tem horas que realmente é complicado… e a Elisama deu dicas valiosas para ajudar nestas horas.

Falar sobre educação não violenta, não é só falar sobre “Como não perder a paciência” ou como “criar sem bater nos seus filhos”. É sobre sentimentos, como ensinar seu filho a lidar com os sentimentos dele, para que leve isso pra vida. É sobre criar adultos saudáveis, porque o que aprendemos na infância levamos para toda vida. Como exemplo vemos os comportamentos que repetimos, e se ouvirmos bem, são as vozes dos nossos pais em nossas cabeças. É sobre ajudar nossas crianças a não olhar somente para suas falhas. É focar no comportamento e não na criança.

Nós somos responsáveis pelos nossos sentimentos. Nós nos comportamos da forma como nos sentimos.

Se não estamos bem, nem estamos sentindo nada de positivo, não temos nada de bom para oferecer. Por isso é tão importante cuidarmos de nós para podermos cuidar das nossas crianças. Que o nosso cansaço não seja desculpa para sermos permissivos, ou para perdermos a paciência. Perdemos muito mais energia brigando com nossos filhos do que tornando divertida as tarefas obrigatórias da nossa rotina.

Consistência e persistência são as chaves da educação

Regras devem ser consistentes, ambos os pais devem segui-las e devem valer sempre. Se você permitir quebrar a regra para não ouvir o choro do seu filho, na próxima vez ele só irá achar que chorou pouco até você permitir que ele faça o que quer. 

Este é só um pedacinho de tudo o que foi conversado e da troca deliciosa desta tarde. Foi muito bacana levar um pouquinho do blog Pílulas Maternas e mostrar o Mom Planner para mais mamães, e a Elisama ainda ganhou uma fã de carteirinha! Amei sua forma de falar e aprendi muito nesta tarde! Agradeço muito a Elaine pelo convite, foi muito positivo poder identificar algumas coisas eu já aplico e outras posso melhorar na minha rotina.

Pílulas maternas
Teve sorteio Pílulas Maternas no final do evento!

No final do workshop ainda teve o sorteio de um Mom planner entre os participantes!

Beijinhos

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.