O carro ideal para famílias grandes – a saga

32
25628
carro para familia grande

Depois do susto na descoberta da gravidez gemelar, começamos a nos preocupar com os assuntos práticos e em como seria nossa rotina com três crianças! E uma das primeiras coisas que nos deparamos foi com a necessidade de trocar o carro, pois a Marina ainda usa cadeirinha e agora terão mais duas! Partindo disso começamos a saga da busca por um novo carro que coubessem todas as cadeirinhas e também no nosso bolso!!

Uma das (tristes) constatações é que o Brasil não está preparado para famílias grandes… A maioria dos carros não possuem isofix ou cinto de três pontas no banco traseiro do meio, necessário para acoplar a terceira cadeirinha, coisa que já é obrigatório faz tempo em diversos países evoluídos… E aqui no Brasil passará a ser obrigatório apenas em meados de 2020.

No nosso caso eu não queria passar a Marina para um assento de elevação, pois apesar dela já ter idade (terá 5 anos quando os gêmeos nascerem) ela costuma dormir no carro e seria muito desconfortável ela ficar pendurada no cinto. Então isso acrescentou mais um item na nossa lista em procura do “carro ideal”: espaço interno que permita fechar a porta com as três cadeirinhas…

E lá fui eu para as visitas nas concessionárias, com 3 cadeiras de bebê dentro do carro, para medir in loco, o tamanho dos carros… Eu procurava por carros usados (mais barato né?), preferência para os pouco rodados (menos manutenção), com os 3 cintos de três pontas no banco de trás, bem espaçosos no banco traseiro, além de ter uma mala grande (já viram o tamanho dos carrinhos duplos?), só isso… hehehe

Logo de cara, quando pensamos em família grande pensamos em dois carros: Gran Livina e Spin, pois ambos possuem 7 lugares e ainda poderíamos levar uma vovó para ajudar com os bebês nos passeios. Porém… O Gran livina deixou de ser fabricado em 2014 e poderia se transformar numa grande dor de cabeça as questões de manutenção e revenda. E o Spin não possui o cinto de três pontas no assento do meio (somente nas versões mais novas e caras) além de ficar sem nenhuma mala no caso da utilização dos 7 lugares (sério, só deve caber uma bolsa de mulher na mala). E sem mala o carrinho teria que ir (amarrado) em um dos bancos… Inviável…

A saga

A partir daí a saga começou… quando tinha os 3 cintos, não tinha mala, quando tinha mala, a porta não fechava com as três cadeiras…

Os únicos carros até R$60 mil que tinham os 3 cintos de três pontas eram:

  • Honda – Todos os modelos da marca possuem cinto de 3 pontas para todos os ocupantes. Porém alguns modelos como o City possuem o assento do meio um pouco destacado e pequeno, o que dificulta a colocação (estável) da cadeirinha. Talvez um assento de elevação coubesse, mas 3 cadeirinhas não cabem. Os carros desta marca tem a vantagem de além de ter o cinto de três pontas possuem isofix de fábrica.
  • Citroën – A marca conta com cinto de 3 pontos no meio em toda a linha de produtos, porém é uma marca com manutenção cara e dificuldade em encontrar peças… Muitos entendidos no assunto dizem que não vale no custo benefício.
  • Ford – Os modelos mais novos da marca possuem o cinto de 3 pontos no meio, no caso de Ka e Ka Sedan, New Fiesta e EcoSport, porém o espaço interno não é muito grande. O Focus também tem este cinto e possui um bom espaço interno, porém a abertura da mala é limitada, então tem que medir o carrinho antes pra saber se ele cabe. Já vi relatos de mães com carrinhos duplos que precisava tirar a roda do carrinho pra entrar na mala…
  • Hyundai – Somente o Creta vem com cinto de 3 pontos no meio do banco traseiro. Porém o espaço interno é novamente um empecilho;
  • Mitsubishi – Os modelos ASX e Outlander possuem cintos de 3 pontos para o passageiro do meio. O outlander tem versão para sete lugares também, porém o valor é completamente fora do nosso orçamento… O ASX tem uma mala excelente, com abertura total, além de ter um espaço interno enorme no banco traseiro!
  • Nissan – Nos modelos de valor intermediário da marca, o Sentra e algumas versões do versa, possuem o cinto de três pontas. O Sentra cabem as cadeiras na lateral, porém fica muito apertado o espaço entre a cadeirinha e o banco da frente, não gostei, achei desconfortável. O Versa já é maior no comprimento, porém menor na largura, cabem duas cadeirinhas e muito mal uma pessoa “de ladinho” no meio. Não cabe nem um assento de elevação direito.
  • Peugeot – O 208 e o 2008 possuem cinto de 3 pontos no meio do banco traseiro, porém novamente fica bastante apertado entre a cadeirinha e o banco da frente. Além do carro ser mais baixo e já imaginei a dor nas costas ao colocar as crianças nas cadeirinhas.
  • Renault – Somente no modelo Captur apresenta o cinto no meio, com ancoragem no teto.
  • Volkswagen – O cinto de segurança de três pontos existe nos modelos Golf e Jetta, que são do segmento médio. Mas vi poucas unidades do Jetta dentro do orçamento.

Conclusão

Depois de muito pesquisar ficamos entre o Ford Focus e o ASX, no quesito espaço interno, mas acabamos por desistir do Focus por conta do tamanho da abertura da mala.

Por isso, elegemos como o carro ideal para uma família com três crianças o modelo ASX da Mitsubishi. Foi o modelo com o maior espaço interno, uma mala enorme, confortável, a maioria das unidades possuem banco de couro (muito bom para a limpeza quando se tem crianças), além de ser muito confortável para os ocupantes da frente (os papais tem que ter alguma vantagem nisso, né?). Abrindo mão do câmbio automático, podemos encontrar unidades sendo vendidas por volta de R$45-50mil. Preço mediano dos carros que atendem todos os requisitos.

Espero que este post tenha sido bom para ajudar na escolha do carro da sua família! E se você encontrou outra opção que não foi citada aqui, ou foi diferente, conte pra gente nos comentários!!

Beijinhos

32 COMENTÁRIOS

  1. Que maravilha achar o seu texto!!!
    Estou vivendo essa saga também 🙂
    Temos um filho de 6 anos, que já usa o booster, um de 2 anos que usa a cadeirinha Matrix da Burigotto e agora estou grávida.
    Inicialmente buscamos um carro que minha mãe pudesse ir junto, já que ela mora com a gente e costumamos sair todos juntos com uma certa frequência. Mas, logo desisti! As opções, como você mesma comentou, são poucas… Achei que seria mais difícil encontrar um que coubesse no nosso orçamento e vimos que o consumo desses carros também é maior. Vamos ter que nos virar com dois carros quando todos forem sair juntos, paciência.

    Nossa busca acabou afunilando para os carros da Honda, que costumam dar menos manutenção. Ficamos entre o fit e o city. Então foi ótimo ler aqui que o banco do meio do city é elevado! Talvez o fit seja a melhor opção, entre os dois.

    Depois volto aqui pra contar sobre o desfecho da história.

    Agradeço por ter compartilhado sua existência!!!

    • Silvia, que felicidade ler que te ajudei com meu texto!! Incrível o quanto é difícil no Brasil encontrar um carro para famílias grandes… Espero que você encontre o melhor carro para sua família!

  2. Que legal seu post, obrigada por compartilhar!
    Acredito que pelo valor o carro era um pouco mais antigo, correto? Vocês tiveram algum problema com manutenção,peças, etc?

    • Olá Priscila, que bom que gostou! O carro era mais antigo sim, mas mesmo os antigos, os valores hoje subiram muito… Nunca tivemos problemas, quase não dá manutenção, somente as básicas (periódicas) mesmo.

  3. Parabéns, Tatiane e os demais pelas informações, estive procurando carros de 7 lugares porque temos gêmeas de 2 anos e agora teremos mais 1 filho (muitas bênçãos, graças à Deus), porém os carros de 7 lugares o consumo é maior devido o tamanho e peso. Contudo diante das informações prestadas, vou testar as duas cadeirinhas e o bebê conforto, no ASX e CR-V, se encontrar algo diferente, atualizarei aqui.

  4. Agradeço Tatiane por sua disposição em compartilhar essas informações. Realmente muito difícil encontrar referências quanto ao tamanho interno dos carros.

  5. Interessante esse relato. Temos um City 2015, uma criança de 4 anos, uma bebê de 1 ano e outro no forninho rs. Tenho dúvidas se o City que temos caberá 3 cadeirinhas. Temos porta malas espaçoso e cinto de 3 pontos em todos os lugares traseiros porém minha dúvida é se a porta fechará com as 3 cadeirinhas.

    • Olá Anderson! Só mesmo testando… Eu não testei o City, então não sei lhe informar. Quando você comprar a nova cadeirinha você faz um teste e depois conta pra gente! Será uma grande contribuição para todos.

    • Olá Allison, não testamos o Compass. Mas acredito que você tenha menos dificuldades porque, geralmente, as cadeirinhas são um pouco mais compactas do que o bebê conforto. Provável que caiba em carros como o Honda fit que tem um bom espaço interno e o cinto de 3 pontos no meio.

  6. Você chegou a testar em um civic ?
    Pelo menos nas dimensões oficiais ele é mais largo que a ASX ( 1.77 X 1.79 ) e mala enorme.
    Tenho um filho de 5, 3 e 6 meses e penso em outro carro

    • Oi Renato! Não testei no Civic… No meu caso eu não queria um Sedan por conta do tipo de abertura da mala, que geralmente é estreita e dificulta colocar um carrinho grande (o meu era de gêmeos). Não era a profundidade, mas a “boca” da mala.

  7. Vocês chegaram a ver o Citroen C4 Picasso ou C4 Grand Picasso? Ambos possuem a segunda fileira com isofix em todos os bancos, cinto 3 pontas e são assentos individuais.

    • Sim Alexandre. O Mitsubishi é muito difícil de dar problema, e a manutenção de rotina está na média para um importado. O Citroen, historicamente, dá muito problema. Tucson era uma opção sim, excelente carro, só não encontrei oferta melhor do que o ASX que comprei. O Tucson pra ter o cinto do meio, somente as versões mais novas, que são mais caras.

  8. Estou na mesma saga…de encontrar um carro com cinto de três pontos para todos, e espaçoso atrás.
    E eu encontrei o ASX essa semana, e tive a mesma impressão. Procurei pelo termo no Google (ASX família grande) e cheguei nesta página.
    Eu vou dar uma olhada na Renault ainda (Duster e Logan), mas meu coração já tá no ASX.
    Quanto ao Focus, o Focus Hatch tem um porta malas praticamente igual ao Sedã, e abertura total.

    • Derick, o Renault que eu vi na época não cabia as minhas três cadeirinhas. Eu também não acho o Logan tão confortável ou espaçoso quanto o ASX, acho até a direção desconfortável, já tive um… Hoje não me arrependo da opção pelo ASX! É um carro confortável, de pouca manutenção e econômico. Além da altura proporcionar uma facilidade para colocar e tirar os bebês da cadeirinha (alguns carros como o Peugeot são baixos e dificultam um pouco). Depois venha nos contar sobre sua escolha!

    • Oi Cecília! Aqui são 2 bebês conforto e 1 cadeirinha. Todos Peg Perego. O que fica prejudicado é o cinto da cadeirinha no meio. Fica bem apertado pra colocar e tirar, mas damos um jeitinho. 😉

        • Que bom que conseguiu encontrar um carro que lhe atenda! As cadeirinhas geralmente são menos “largas” que o bebê conforto e devem caber, mesmo que um pouco justas, e o CRV é um excelente carro! Depois conta aqui o que achou na prática! Beijinhos.

      • Tatiane, testou a CR-V e ela perde em largura para a ASX?? Depois desse período, ainda estão com a ASX? Tiveram dificuldade ou susto com alguma manutenção? Qual o consumo na cidade?
        Tenho um polo 2018 que até cabe duas cadeirinhas burigotto protege e uma cadeirinha matrix evolution k, mas ficam tortas e as crianças que sentam na Protege não conseguem colocar e tirar o cinto de segurança sozinhas porque não sobra espaço. Infelizmente elas andam só com o cinto cruzando o peito porque se toda vez eu tiver que fazer todo o procedimento p colocar o cinto certinho, em dois dias estarei travado.
        Já tinha visto essa sua postagem antes, foi muito boa. Parabéns!

        • Olá Eduardo! Obrigada!
          A CR-V também é grande mas o preço estava mais caro na época, se você preferir a CR-V recomendo levar suas cadeirinhas para ver como fica, porque cada uma tem um tamanho. Ainda estamos com o ASX e não nos arrependemos! Praticamente não temos manutenção, somente as de rotina. Realmente é bem apertado, mesmo no ASX, não dá pra um adulto prender o cinto toda hora, eu ensinei a minha filha a puxar o cinto e passar por baixo. Espero ter ajudado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.