Novo ano, novas metas

0
1196
Ano novo pilulas maternas

Após um pequeno recesso, é hora de voltar a pensar na rotina da família e começar a progredir no cumprimento das metas. A virada do ano para mim possui o simbolismo de ser uma nova chance de acertar, uma chance de mudar aquilo que não vem funcionando e procurar evoluir como pessoa, mãe, esposa, profissional… E neste fim de ano, senti ainda mais a necessidade desta renovação que o ano novo nos proporciona, pois o ano de 2017 foi muito complicado para mim, cheio de mudanças, e eu tenho uma dificuldade enorme em lidar com transição de períodos (que incluem mudanças de rotina).

Para mim é muito importante parar por um tempinho e pensar sobre o que tenho feito, o que quero deixar pra trás e o que quero melhorar. E depois que virei mãe, este tempo tem sido muito reduzido e por vezes sou sugada pela rotina diária e não tenho tempo de organizar minhas coisas como eu fazia antes de ser mãe. Isso realmente é algo que me incomoda muito! Pois eu gosto muito de organização, e chego a ficar mau humorada se percebo que as coisas andam mais desorganizadas do que deveriam.

Mas essa relação com a organização não nasceu comigo… Quando eu e meu marido juntamos as escovas de dentes, eu senti que precisava ser mais organizada pois o apartamento já não era mais só meu, e eu gostaria que fosse aconchegante para ele também. Aquelas coisinhas que eu protelava (eu era quase uma acumuladora rsrs) precisavam ser resolvidas para dar espaço para ele e para que ele se sentisse realmente”em casa”. Foi quando eu descobri o blog Vida organizada, que já acompanho faz uns 8 anos, e encontrei nos textos da autora Thais Godinho grandes fontes de inspiração.

Depois que virei mãe, a maior parte dessa organização que eu adquiri foi por água abaixo, porque eu estava focada em conseguir tempo pras coisas básicas mesmo (dormir, comer com calma, ir no banheiro tranquila, tomar banho e lavar o cabelo, essas coisas… rsrs) e eu me senti muito culpada. Em 2017 uma das minhas metas era voltar a ser uma pessoa organizada. Foi quando fui atrás de ferramentas úteis e inseri na minha rotina alguns hábitos, como ter um planner. Eu sempre tive uma agenda mas que não funcionava muito bem para metas, e o planner me deu um up para a organização da rotina. Este foi um dos motivos que me fizeram criar uma lojinha aqui no blog para compartilhar esta ferramenta, fiquei tão feliz que queria compartilhar com mais pessoas!

“Uma mãe, quando o bebê nasce, por mais organizada que seja, vai lá para baixo na pirâmide de Maslow*.”

Thaís Godinho

Essa frase da Thaís no blog (novo) Organização da casa, caiu como uma luva para o meu momento atual e deu aquele alívio na culpa que eu sentia em me achar a única mãe que não conseguiu ser organizada nos primeiros anos da cria. Me culpei muito a cada esquecimento, a cada falha, até que entendi que não consigo abraçar o mundo com as mãos e que tenho que ter prioridades na vida, assim como reduzir as expectativas…

Se no ano de 2017 eu aprendi muito (conclui uma pós-graduação, retomei o curso de inglês e mantive a 2ª graduação em andamento) e efetivei vários projetos (blog no ar, mom planner, dentre outros…), este ano de 2018 quero reduzir um pouco este ritmo… manter minha organização, continuar o aprendizado no blog e dedicar mais tempo para a família e para mim mesma.

E você? Já listou as suas metas para este ano?? Conte pra gente nos comentários!

Beijinhos

 

*A pirâmide de Maslow é uma representação das necessidades humanas. Maslow disse que, quando satisfazemos a base da pirâmide, começamos a subir em busca de satisfação nas outras áreas. 

Fonte: Organização da casa

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.