Passeio no Parque Madureira – RJ

0
5121
Parque madureira por Pilulas Maternas

Ainda no clima das férias, resolvi contar aqui sobre nossa ida no Parque Madureira este fim de semana. Para as mamães do Rio de Janeiro ou para aquelas que estarão na cidade a passeio, vale conferir esse programa! Eu confesso que mesmo sendo carioca, fazia tempo que eu queria conhecer e não tinha tido oportunidade de ir.

Situado na Zona Norte e com mais de 3km de extensão, o parque é o terceiro maior do estado (menor apenas que o Aterro do Flamengo e a Quinta da Boa Vista) e concentra uma série de opções culturais para os visitantes. Possui quadras de vôlei, basquete, futebol, pista de skate, parque infantil, chafariz para refrescar a criançada, pista de caminhada/ciclismo e praças de alimentação!

Minha impressão foi muito positiva de forma geral! Achei o local seguro, com muitos guardas municipais fazendo ronda dentro do parque, a Comlurb fazendo um bom trabalho de recolhimento de lixo e com muitos banheiros limpos disponíveis. Quem tem criança pequena sabe que um dos medos é estar no meio do passeio e não encontrar um banheiro próximo. Aquele tempo até achar/chegar em um banheiro fazem a diferença para a criança, que pode não conseguir segurar a vontade.

Parece um longo caminho, mas acaba sendo uma caminhada muito agradável! Mas também existe a opção de aluguel daquelas bicicletas duplas ou triplas, do mesmo modelo que existe na Lagoa Rodrigo de Freitas, pagos por períodos de meia hora.

O parque tem 8 entradas no total, sendo a 1ª entrada em Madureira e a 8ª em Honório Gurgel. Para quem pretende ficar pouco tempo e curtir mais a área infantil (chafariz e parquinho) o melhor é ir pela entrada 5, que fica em Rocha Miranda (próximo ao viaduto dos italianos). Poucos metros do portão fica a área molhada, que conta com 5 cascatas e uma área de “piscina” de 120 metros quadrados. Pouco depois fica o parquinho infantil e quiosques para descansar.

Eu confesso que paramos nesta parte e não seguimos até o final do parque, pois não nos programamos para ficar muito tempo. Mas ainda tinham várias atrações, como uma quadra para futebol society, o espaço “Brincadeira de água” (com vários pontos de água saindo do chão, área de ginástica, a pista de skate half pipe… dentre outras!

O parque tem uma localização bem centralizada e é possível chegar nele por trem, ônibus, BRT ou automóvel. Possui estacionamentos pagos no entorno, e áreas demarcadas em algumas ruas próximas, para estacionar.

Achei que falta um pouco de manutenção em algumas áreas, o parquinho infantil tinha um gigantesco buraco no meio dele, isolado por uma tela fina laranja. E bem na frente da descida de um dos escorregadores tinha um enorme buraco que as crianças tinham que “desviar”.

Dicas

Não esqueça de levar boné, água e passar muito, mas muito, protetor solar! Use roupas bem frescas e, se puder, evite dias de sol forte. São poucas áreas de sombra e em geral estão ocupadas com piqueniques e festas de aniversário. Fora que as caminhadas são sempre em áreas descobertas, então seu deslocamento será sempre no sol.

Adoramos o dia e a Marina aproveitou muito!! Não queria vir embora! Principalmente, porque finalizamos o passeio no chafariz e ela adorou! Só saiu mediante a promessa de que voltaríamos outro dia. Rsrs

Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 5h às 22h.

Localização: Rua Soares Caldeira 115 | Madureira, Rio de Janeiro (Em frente ao Madureira Shopping)

Entrada: gratuita

E você? Já conhece o parque? Tem outras dicas pra compartilhar? Conte pra gente nos comentários!

Beijinhos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.