Para as mamães tentantes, todo mês é uma ansiedade para saber se a gravidez será confirmada. E muitas vezes isso significa querer descobrir até mesmo antes do primeiro teste, se existe a possibilidade ou não. Por isso hoje vou trazer alguns sintomas que podem ser identificados ainda antes do atraso menstrual e pode indicar que você esteja grávida. Lembrando que os sintomas variam de mulher para mulher, com intensidades diferentes e frequências diferentes. Alguns sintomas se parecem com os que sentimos durante o período pré-menstrual todos os meses, então é importante conhecer seu corpo e identificar os sintomas que se diferenciam do habitual.
Quais os primeiros sintomas da gravidez?
Após a implantação do embrião no útero (em torno de 2 semanas após o óvulo ter sido fertilizado) ocorre um aumento na produção de vários hormônios o que favorece a identificação de vários sinais de gravidez. Estas alterações hormonais podem tornar os seios sensíveis, doloridos, pesados ou inchados. As auréolas dos seios ficam um pouco mais escuras e sensíveis devido ao aumento da vascularização nessa região. Isso ocorre porque seus seios começam a ganhar gordura, além do aumento dos dutos de leite , o que também gera aumento na sensibilidade. É possível também que a mulher sinta fadiga, náuseas, aumento na sensibilidade olfativa e aumento na frequência urinária.
Como dito anteriormente é importante que você fique atenta às suas mudanças corporais. Eu quando engravidei sentia cheiro de tudo (e quem me conhece sabe que sou péssima nisso), chorava sem motivos, e me sentia muito cansada… Isso foi o suficiente pra eu sentir que estava grávida, pois nunca me senti da mesma forma em períodos menstruais.
Por que estes sintomas aparecem? É normal?
A elevação dos níveis do hormônio progesterona pode fazer com que você sinta muito sono e cansaço, e o aumento da circulação sanguínea provocada pelas alterações hormonais pode causar dores de cabeça frequentes (leia mais sobre dores de cabeça na gravidez aqui). Ainda por conta desta festa dos hormônios você pode apresentar grandes oscilações de humor ou ficar extremamente emotiva (como eu rsrs).
Com a gestação e a variação hormonal o processo intestinal se torna mais lento, podendo provocar constipação, aumento de gases e inchaço.
Quando o óvulo fertilizado é implantado na parede do útero, é normal o aparecimento de cólicas leves em muitas mulheres (a chamada cólica de nidação). Esta cólica pode ser ou não acompanhada de um leve sangramento, mais claro que a menstruação. Este é um dos sintomas mais temidos pelas grávidas pois também pode ser um sintoma de aborto espontâneo, mas a cólica não é somente sinal de aborto e pode também ser ocasionada pelo rápido crescimento do útero nos primeiros meses e pode acompanhar a grávida, de forma intermitente e leve, durante as primeiras 16 semanas.
Para saber quando as cólicas passam a ser preocupantes fique atenta a estes sinais:
- Cólicas acompanhadas de tontura e sangramento. Podem sinalizar uma gravidez ectópica, aborto espontâneo ou placenta prévia;
- Cólicas persistentes e intensas ou acompanhadas de corrimento rosa, podem indicar parto prematuro;
- Dores que não apresentam melhoras mesmo com mudança de posição ou persistente por vários meses;
*Lembre que sempre é importante que qualquer sintoma que te deixe desconfortável é melhor que seja conversado com o seu obstetra de acompanhamento, para uma avaliação.
Sintomas da gravidez de gêmeos
Existem vários fatores que aumentam a probabilidade de uma mulher a ter gêmeos, tais como: hereditariedade, idade avançada, uso de medicamentos para fertilidade para estimular a ovulação e a fertilização invitro. Mas será que existem sintomas diferentes no início da gestação, que possam levantar suspeita de que existem dois bebês a caminho?
Normalmente a diferença está na intensidade dos sintomas… Maior sensibilidade mamária, enjôos mais fortes, fadiga extrema (pois o coração bombeia mais sangue e com isso trabalha mais), maior retenção de líquidos, além da barriguinha normalmente aparecer mais cedo devido ao aumento do tamanho do útero. Um resultado muito elevado no exame de Beta HcG, também pode ser um sinal de que vem dois bebês por aí…
Sintomas do 1º mês
O sintoma mais aguardado, aparece por volta do primeiro mês: o atraso menstrual! Significa que existe a possibilidade de ter sido feita a fecundação e a mulher estar grávida! É recomendado que aguarde 8 dias de atraso para a realização dos testes de farmácia, mas se a sua ansiedade não permitir, algumas marcas de teste de gravidez prometem precisão a partir do terceiro dia de atraso. E não deixe de confirmar com o exame de sangue, que é o único com garantia de 100%.
Depois do positivo é só marcar a consulta com o obstetra e curtir este momento de pura alegria com o papai!! Veja aqui quais providências devem ser tomadas em cada fase da sua gravidez.
Beijinhos