Grávida pode pegar outra criança no colo?

0
10670
gravidez, colo

Esta dúvida uma hora ou outra passa pela cabeça das mamães, principalmente as de segunda viagem… Porque a primeira coisa que todos falam quando você fala da gravidez é: “Não pode ficar pegando o(a) fulano(a) no colo hein?”

Mas como gente? Geralmente é quase impossível não dar colo para o mais velho em algum momento, principalmente se forem pequenos para entender o que está acontecendo. Mas ao mesmo tempo você não quer prejudicar a gravidez em curso. Então o que fazer?

Especialistas dizem que… depende… Depende do peso da criança, do tempo de gestação e do estado de saúde da mãe durante a gravidez. A orientação de forma geral é que as gestantes não podem pegar peso no primeiro trimestre (somente podem dar colo sentadas) e evitem pegar no colo crianças com mais de 10kg, durante toda (ou maior parte) da gestação. Neste caso para não sobrecarregar a coluna da mãe, causando desconforto e dor. Isso se agrava a partir do terceiro trimestre, onde as alterações de centro de gravidade podem, até mesmo, favorecer o risco de quedas, além de sobrecarregar a coluna (afinal já tem o peso extra do bebê dentro da barriga).

O estado de saúde da mamãe também influencia, pois em uma gravidez sem complicações os cuidados ficam mais restritos ao bem estar da gestante (dores na coluna, por exemplo), mas já em gravidez de risco a contraindicação é mais objetiva, pois o aumento da pressão abdominal, ao carregar uma criança, pode gerar contrações nas gestantes ou até mesmo um descolamento de placenta.

Para as mamães de segunda viagem, em gravidez sem complicações, especialistas orientam a pegar o filho mais velho no colo apenas quando você estiver sentada. Mas se não tiver jeito, e para minimizar desconfortos na coluna, é desejável que a gestante lembre de evitar se curvar ou “dobrar” a coluna e sim utilizar a força das pernas e joelhos, mantendo a coluna reta para pegar a criança no colo. Tentando evitar permanecer por muito tempo.

Converse com seu médico também sobre a liberação para a prática de atividades físicas, pois o corpo em movimento reduz as chances de dores e desconfortos gerais, além de ser benéfico para o bem estar da mãe e do bebê. Tudo, claro, feito sem excessos e com liberação médica. E se for em turmas específicas para gestantes, melhor ainda!

Beijinhos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.