Passeio escolar: devo deixar meu filho ir?

0
6624
Passeio escolar

Ainda me lembro quando fui visitar creches para minha filha (e ela ainda nem tinha saído da barriga), e ao conhecer as áreas da escola onde ficavam os maiorzinhos, ouvi da coordenadora que: “a partir do maternal os alunos já fazem passeios escolares, muito importantes para seu desenvolvimento…”. Meu primeiro pensamento foi: “como assim? Minha filha tão pequena e vai em um passeio sem mim??” Sem nenhuma avaliação mais detalhada e sem nem pensar duas vezes, eu saí de lá correndo!!

Mas hoje com uma real oportunidade do tal passeio (em outra instituição, diga-se de passagem), e do auge dos meus 3 anos e meio de maternidade…(rsrs) com a visão um pouco mais aberta, me propus a pensar um pouco sobre os benefícios para minha filha enquanto indivíduo e nos meus medos como mãe … (viu como estou evoluída?).

Sim, é fato que a saída dela sem minha companhia, me causa um pouco de pânico… Mesmo que eu tente me mostrar super tranquila por fora… rsrs. E logo me vem à lembrança todos os passeios de escola que eu não fui quando era criança, porque minha mãe nunca deixou… (Hoje entendo o medo dela rsrs) e em como eu me sentia por ser uma das únicas a não ir…

Mas especialistas destacam que os passeios escolares podem sim ser uma fonte de grande aprendizado para os pequenos. E fora que ainda tem aquela sensação de independência, as brincadeiras com os amiguinhos em um ambiente diferente do habitual… Tudo é maravilhosamente curtido por eles! E na mesma proporção, deve ser cuidadosamente planejado pela escolinha, tanto a parte pedagógica quanto a parte de logística do passeio. Por isso, o mais importante para a sua decisão é que você tenha muita confiança na instituição e se sinta à vontade em autorizar a ida do seu filho.

Os passeios vão além de diversão, contribuem com a autonomia da criança e enriquecem os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

O que devo saber antes de autorizar meu filho?

Alguns detalhes sobre o passeio também são importantes serem questionados, como: qual será a proporção de professores e auxiliares (por criança) que estarão no passeio e como será realizado o transporte? O meio de transporte é seguro e apropriado? Haverão bancos suficientes para acomodar todas as crianças? Possui cinto, assento de elevação ou cadeirinha? (leve em conta a idade das crianças para avaliar esta informação). Lembrando que a legislação diz que na educação infantil a proporção é de, no máximo, 5 crianças por cada adulto.

Faça TODAS as perguntas que julgar necessárias!! Pense que a escola deve ser sua parceira e não é vergonha nenhuma estar preocupada e ansiosa com esta primeira experiência (ou segunda, ou terceira…).

Monica Pedrozo, pedagoga com especialização em educação infantil, destaca alguns benefícios desta experiência: “Do ponto de vista cognitivo e inter-relacional, as crianças têm muito a ganhar! Estas atividades ampliam o repertório cultural, vivencial e portanto só estimula o desenvolvimento delas.”

Conclusão

Esta é uma decisão muito pessoal e depende muito de cada família. Avaliados todos os itens e após consultar seu coração, leve em conta se toda a família está pronta para este desafio e se vocês, enquanto pais, se sentem confortáveis com o processo. É muito importante que você passe segurança para seu filho (a) neste momento, para que dessa forma ele possa aproveitar ao máximo a experiência. Se vocês avaliarem que ainda não é o momento, tudo bem, haverão outras oportunidades. Uma certa dose de insegurança sempre haverá, mas a experiência não deve ser sofrida, é preciso que o seu coração de mãe esteja confiante.

Beijinhos

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.