A descoberta de um positivo já traz uma mistura de alegria e nervosismo, imagina descobrir que tem não somente um, mas dois bebês crescendo dentro de você??!! É como um quase infarto… A ficha demora a cair, a preocupação com a saúde deles se multiplica e é impossível não pensar: “será que vou dar conta?”. Mas acredite: se você foi escolhida para ser mãe de gêmeos você é especial e tem uma força que você ainda não imagina! Fique longe das pessoas com pensamentos negativos e concentre-se em curtir este momento mágico e especial!
Conhecendo os tipos de gêmeos
A gestação gemelar possui dois tipos: univitelino, que são idênticos geneticamente, possuem o mesmo sexo, e características físicas bem semelhantes e, bivitelinos (ou gêmeos fraternos), que não são idênticos geneticamente e podem ter sexo diferentes pois foram fecundados por dois espermatozóides distintos em dois óvulos distintos.
A chance de uma mulher engravidar de gêmeos, sem nenhum tratamento de fertilidade, é de 1 para 100, e em geral possui características hereditárias (apenas no caso dos gêmeos bivitelinos).
Parto de gêmeos
Dificilmente a gravidez de gêmeos chega a 40 semanas, geralmente costumam ocorrer entre a 36º e 38º semanas. Mas nem sempre é necessário que os bebês fiquem em UTI neo natal, principalmente quando já passaram das 34 semanas. “Geralmente, essa é uma indicação para melhorar a adaptação respiratória, para quando o recém-nascido apresenta algum desconforto ou se é um prematuro com menos de dois quilos”, esclarece Mário Martinez, coordenador da equipe de ginecologia e obstetrícia do Hospital e Maternidade São Luiz (SP).
Apesar de a cesárea ser mais frequente em casos de múltiplos, o parto normal também é possível. Para que ele aconteça, ambos os bebês devem estar na posição correta, ou seja, com a cabeça para baixo, e a mãe não pode apresentar nenhuma patologia, como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia.
Complicações mais comuns em gravidez gemelar
A partir do segundo semestre, algumas alterações naturais do organismo podem causar problemas como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia, a hipertensão arterial específica da gravidez. Essas complicações são duas a três vezes mais frequentes quando há mais de um bebê se desenvolvendo no útero. Não se sabe o mecanismo exato que causa a pré-eclâmpsia na gestação, mas o diabetes está associado a um hormônio produzido pela placenta, o lactogênio placentário. “Como há um volume maior de placenta na gestação gemelar, a produção é maior”, explica o obstetra Adolfo Liao, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
Inchaço e cãimbras também são mais recorrentes. Por isso, indica-se a prática de exercícios e sessões de drenagem linfática, sempre com o aval médico, além de uma alimentação saudável que inclua fontes de potássio, como banana e abacate, e cálcio, encontrado no leite e seus derivados.
Dicas para a mamãe de gêmeos:
- Aceite doações de familiares e amigos, e considere comprar alguns itens em grupos de revenda na internet, vale a pena e você pode economizar muito!
- Logo nos primeiros meses você já pode verificar se será necessária alguma obra ou adaptação em casa para a chegada dos bebês, como redes de proteção em janelas por exemplo, para que tudo fique pronto antes do nascimento dos pimpolhos;
- Você também já pode começar a pesquisar modelos de carrinhos, adaptações de listas de enxoval…
- Em uma gravidez gemelar é provável que você não aguente andar muito depois da segunda metade da gestação, então logo após descobrir o sexo dos bebês já providencie o enxoval, e deixe os itens que podem ser comprados pela internet por último, pois você pode providenciar mesmo estando de repouso (caso precise);
- Verifique se você poderá contar com alguém da família ou próximo para lhe ajudar nos primeiros meses, pelo menos. Caso não tenha ninguém disponível comece a pensar na possibilidade de contratar alguém;
- Como você ficará cansada mais cedo, considere realizar o chá de fraldas até no máximo 26 ou 28 semanas, para que você ainda possa curtir a festinha numa boa.
- Tente não se desesperar com os preparativos, tudo ao seu tempo e com calma, você será capaz de deixar tudo pronto para quando seus bebês chegarem!
Se ainda se sente perdida com todas as providências a serem tomadas, veja neste post o calendário da gestação. Lembrando apenas de incluir algumas adaptações (ditas acima) para este mundo gemelar.
Beijinhos
Fonte: https://revistacrescer.globo.com/Gravidez/Saude/noticia/2015/02/gravidez-de-gemeos.html