Como identificar itens escolares

0
6821
Como identificar material escolar Pilulas Maternas

Quando a Marina entrou pra creche eu não fazia idéia do quanto seria importante identificar (absolutamente) todos os artigos de uso pessoal dela. Por falta de experiência, achei que esta fase só chegaria no pré-escolar… rsrs. Mas em pouco tempo percebi que não adiantaria identificar as caixas grandes pois todos os itens dentro delas são misturados diariamente. Então comecei uma busca sobre como fazer a identificação da melhor maneira, e hoje classifico em três fases: a da creche, maternal e pré-escolar. Por isso vou dividir o post para explicar cada uma, já que entendo existirem necessidades diferentes.

O comum em todas as fases é que o mais prático, mas nem sempre o mais barato, é você encomendar etiquetas em sites específicos. Você só tem o trabalho de incluir o nome da criança e escolher um símbolo/desenho para as etiquetas (uma forma lúdica das crianças identificam seus pertences antes mesmo de saberem ler seu nome). O formato das etiquetas são sugeridos e te ajudam quando você não faz idéia do tamanho que comprar.

Uma opção barata é fazer você mesma. Para as roupas, compre caneta para tecido, assim você escreve o nome do seu filho em tudo. Você pode também imprimir algumas etiquetas em casa e colar nos materiais escolares (veja dicas neste post).

1ª fase: Creche

Nesta fase são muuuuitos itens a serem identificados! Desde as roupas até a chupeta que o bebê usa no dia a dia, copos, todos devem ser identificados. Então você precisará de uma grande diversidade de tamanhos. Conte mais ou menos quantos itens foram solicitados na lista da escola do seu filho e monte o seu kit. Você só precisará das etiquetas de roupas caso a creche use uniforme, ou quando passar a usar. Normalmente os sites lhe dão a opção de incluir a turma ou série da criança, mas se você não estiver comprando a conta certa do que irá usar, pode correr o risco de sobrar para o próximo ano e identificar errado o material. Isto aconteceu comigo… Comprei um kit sugerido pelo site e alguns tamanhos maiores de etiquetas sobraram, então a Mari já estava no “Maternal” e eu ainda tinha etiquetas “Berçário”. Então sugiro que você coloque apenas o nome e sobrenome da criança, o que é suficiente pois geralmente os berçários são em escolas pequenas. Ou coloque somente “Berçário” nos casos em que a escola tem “Berçario I” e “Berçário II”, pois em 2 anos certamente você usará tudo.

Fonte: Site Grudado em você

2ª fase: Maternal

Nesta fase, a criança já possui menos objetos a serem identificados, pois ficam menos itens na escola. E também já deve estar entrando na fase de largar a chupeta, do desfralde… Eu usei pouquíssimas etiquetas mini, etiquetas para sapatos e muitas etiquetas de roupas. Então os kits prontos nesta fase, podem sobrar bastante coisa. Fique atenta!

Fonte: Site Grudado em você

3º Fase: Pré-escolar

Nesta fase eu usei somente as etiquetas mini, pois os lápis, tesoura, canetinhas, todos foram identificados. Como o material didático da escolinha é padronizado não foi preciso identificar itens com etiquetas maiores. Imprimi somente uma etiqueta pra identificar a mochila.

Aqui eu já uso a dois anos as etiquetas do site Grudado em você, e aprovo! As etiquetas são à prova d’água (mesmo) e duram muito tempo! Gosto principalmente das etiquetas para roupas (mais críticas na minha opinião), pois são práticas de aplicar e não saem após as lavagens na máquina. São excelentes e duráveis!

*Atualização 2020: na minha avaliação a qualidade das etiquetas do site Grudado em você, tem caído, principalmente das termocolantes (roupas).

Você pode pesquisar também em outros sites como:

Organize tudo e uma boa volta ás aulas!

*Fiz uma atualização em fevereiro/2020 incluindo o material do pré-escolar e fazendo algumas observações no texto. 

Beijinhos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.