Um dos itens da lista de enxoval da mamãe é a cinta pós-parto, recomendada por muitos médicos pois oferece uma sustentação que traz segurança e firmeza ao nosso corpo nesta fase. Mas é bem difícil você escolher entre os vários modelos existentes pois não fazemos idéia do que irá melhor se adaptar ao nosso corpo. Por isso, neste post, vou mostrar os modelos de cinta e falar a minha opinião sobre eles.
1- Modelos das cintas
Modelo tipo body, com calcinha ou short e sutiã de amamentação
Este modelo possui a vantagem de já ter o sutiã de amamentação e por ser uma peça única, não fica incomodando ou enrolando abaixo do seio. A desvantagem é que se você sujar o sutiã (por vazamento de leite, por exemplo) você terá que trocar a peça toda.
Eu gosto muito deste modelo para ser usado após alguns meses, onde a vazão do leite já está mais “controlada” e o body ajuda a melhorar a silhueta nas saídas que começam a acontecer. Fique atenta para que o body tenha abertura entrepernas para facilitar as idas ao banheiro, pois é muito difícil colocar e tirar toda hora.
Eu prefiro o modelo com short pois não marca na roupa. O modelo de calcinha marcava um pouco com alguns vestidos. Alguns modelos não possuem abertura entrepernas e sim uma abertura higiênica. Até facilita para ir ao banheiro mas eu particularmente não gosto, acho que acaba sujando.
Cintura alta com calcinha e abertura lateral
Este modelo alonga bem a silhueta e alguns modelos com barbatanas dão bastante sustentação para as costas, melhorando a postura, além de vestir com mais facilidade devido a abertura lateral. Eu usei este modelo no pós parto da Marina e gostava no geral, mas me incomodava um pouco embaixo do seio, apesar de me dar uma ótima sensação de conforto no abdômen. As enfermeiras me ajudaram a colocar ainda na maternidade e usei ele até o segundo mês, depois passei a alternar com o body modelador até uns 5 meses da Marina.
Calcinha ou short, cintura alta e sem abertura lateral
Este modelo é chamado modelador e não é nem um pouco prático para os primeiros dias na minha opinião. Dá muito trabalho para tirar e colocar e alguns modelos embolam abaixo dos seios, para evitar isto prefira os modelos que possuem silicone nesta região. O modelo com short é bom para mulheres que possuem a coxa mais grossa pois evitam o atrito entre as pernas.
A vantagem deste modelo é que se você mora em um lugar quente ou vai ter bebê em pleno verão, ele é mais fino e confortável. Para usar depois do mês inicial, acho que tá valendo.
Cinta tipo faixa
Tenha atenção para não comprar a cinta modeladora (sem a calcinha), principalmente para as mamães que irão fazer cesariana. Pois a cinta deve cobrir todo o abdômem, mas não deve incomodar a região dos pontos. Este modelo não é adequado para pós parto.
2- Tamanho
O tamanho da cinta talvez seja um dos pontos mais difíceis de decidir. O ideal é que você vá até uma loja especializada para ter ajuda, pois as vendedoras possuem bastante experiência para opinar. Mas se você quiser comprar pela internet, dê preferência para um modelo no mesmo tamanho ou 1 tamanho maior do que você usava antes de engravidar, a depender da sua tendência para retenção de líquidos. Pois no pós parto você ainda está inchada e não pode comprimir demais os músculos da região abdominal.
Dicas finais
Converse com seu obstetra qual a indicação dele no uso da cinta. Alguns preferem que ela seja usada em uma quantidade limitada de horas por dia, outros somente alguns dias após o parto, outros já liberam na própria maternidade…
Apesar da cinta contribuir para nossa auto estima, lembre-se que cada corpo tem seu tempo e você não precisa voltar ao peso de antes logo após o parto. A cinta possui mais a função de conforto, pois após o parto sentimos a barriga meio “solta” sem o bebê. Ela apenas auxilia na sustentação da musculatura e sensação de firmeza do abdômen, mas não é essencial para sua saúde.
As marcas mais famosas (e caras) são a Plié e a Yoga. Porém muitas lojas vendem outras marcas com preços mais acessíveis. Dê uma pesquisada, procure ir em uma loja pelo menos para ver o material de perto, e avalie também o seu estilo pessoal para decidir o modelo que irá comprar.
Eu escolhi dois modelos (o body modelador e a cinta com abertura lateral) e alternava conforme o local e a roupa que eu ia sair. Gostaria de ter tido um body com short, seria melhor para se adequar as minhas roupas, mas como uma amiga me emprestou o dela eu permaneci com ele. Sempre usei a calcinha pós parto por baixo do body, mas se a sua cinta ou body tiver apenas a abertura higiênica e não a abertura entrepernas, você pode usar a calcinha por fora da cinta.
No começo pode ser bem incômodo o uso da cinta, mas com o passar dos dias seu corpo vai desinchando e você se habituando a compressão da cinta. Acho ideal você ter pelo menos duas, para alternar enquanto uma está lavando. Eu pelo menos não conseguia ficar sem a cinta pelo menos até o terceiro mês! Depois fui substituindo pela calcinha pós parto, e usava a cinta ou o body somente quando ia sair para algum evento social.
E você? Já escolheu a sua? Conte pra gente nos comentários.
Beijinhos