A menstruação atrasou, ou você está constantemente enjoada ou com sensação de desmaio? Resolveu fazer o teste de farmácia e lá estavam os dois tracinhos que mudarão sua vida pra sempre? Tendo planejado a gravidez ou não, certamente um frio irá percorrer a sua espinha! E a pergunta inevitável: estou grávida! E agora?
O positivo vem acompanhado de uma série de dúvidas, principalmente se você for mamãe de primeira viagem. Conto logo para o novo papai, ou faço algum tipo de surpresa? O que devo fazer a partir de agora? Por onde começar? São tantas perguntas que passam pela nossa cabeça! A primeira reação é querer sair contando pra todo mundo!! Mas o ideal é contar somente para aquelas pessoas muito próximas, que você não pode deixar de contar como os vovós, irmãos, e no máximo para aquela melhor amiga.
Neste post eu irei escrever sobre algumas coisas que você deve fazer assim que receber seu positivo, para começar a se preparar para a chegada do seu bebê.
Procure um médico e inicie o pré-natal
Se você ainda não tem um médico obstetra, é hora de procurar um! Peça indicação de amigas, e escolha o que melhor se enquadrar às suas necessidades, é sempre bom ter um profissional de confiança. E antes da consulta lembre de fazer uma listinha com as principais dúvidas sobre este início: é bom saber em quais maternidades ele faz partos, se serão necessários exames adicionais neste início, quais suplementos você precisará tomar (provavelmente ele passará pelo menos ácido fólico, que é importante para reduzir as chances de problemas na formação do tubo neural do feto.) e peça orientações sobre possíveis restrições neste período.
Somente tome medicamentos após consultar seu médico
Saiba que daqui pra frente você deverá consultar seu médico até mesmo para tomar um remédio para dor de cabeça. Principalmente no primeiro trimestre, é muito importante que você peça orientações, pois a maioria dos medicamentos pode trazer algum risco para o desenvolvimento do bebê, alguns podem até mesmo ser abortivos.
Tire uma foto com o positivo
Esta foto não pode faltar! Você vai amar ter esta recordação pra sempre! Tire uma foto com o positivo em mãos e outra de corpo inteiro, caso queira pode tirar uma igual todo mês, na mesma posição, para ver a evolução da barriguinha. O resultado é fofo!
Adquira o hábito de fazer anotações
Você verá que daqui pra frente sua memória vai falhar um pouco mais do que o normal, então adquira o hábito de anotar tudo. Tome nota principalmente das dúvidas que deverão ser tiradas na próxima consulta com o obstetra e o que você sentiu no período que possa ser mais incômodo que o normal.
Cuide da sua alimentação
Neste período é indicado que você reduza a ingestão de cafeína, pois segundo especialistas o seu alto consumo está relacionado a aborto e outros problemas na gravidez (lembrando que chá preto, refrigerantes e até o chocolate estão inclusos).
Evite alimentos que podem ter contaminação por bactérias ou fungos, como carne crua ou mal passada, alguns tipos de queijos, comidas com ovo cru, frutos do mar crus ou saladas cruas na rua (podem não ser bem higienizadas).
Procure ter uma alimentação balanceada, troque as guloseimas por algo mais saudável como frutas, castanhas ou iogurte e beba bastante água!!
Pratique atividade física
Peça liberação do seu médico, e caso ainda não faça, procure começar uma. São várias atividades indicadas para gestantes e todas possuem muitos benefícios, você pode fazer pilates, hidroginástica, yoga, dentre outras.
Escolha novos produtos de beleza
Evite os produtos que possuem Uréia na sua formulação (alguns hidratantes possuem), e substitua por produtos específicos para grávidas. E comece a passar creme na barriga já! Mesmo que ela ainda não esteja aparente, é bom começar desde cedo a prevenção das temidas estrias.
Curta muito!
Curta cada minuto, converse muito com seu bebê, faça muito carinho na barriga, tire muitas fotos e aproveite cada minuto! Depois dá uma saudade da barriga… Tente controlar a ansiedade e aproveite cada fase. Se possível, deixe as compras e as publicações nas redes sociais para depois do 3º mês completo, e continue acompanhando o blog!
Beijinhos