Quando estamos grávidas, no mesmo ritmo que a barriguinha vai crescendo, vão diminuindo as opções de roupas que se encaixam na nova silhueta, e aí surge o dilema: comprar roupas de “grávida” ou adaptar as nossas? Pensando nisso, neste post eu compartilho algumas dicas que aprendi durante a minha gestação.
Existem muitas lojas especializadas em linha gestante, mas que geralmente são muito caras, e como serão usadas por pouco tempo, não acredito que vale a pena investir muito. Por isso sou favorável às compras nas lojas de departamento, que já possuem linhas similares, com preços mais acessíveis. Podemos também aproveitar muita coisa do nosso armário. E para ajudar na decisão sobre o que vale a pena comprar, vamos às dicas!
- Para um visual mais enxuto fuja das batas totalmente largas, que apesar de confortáveis, geralmente crescem muito a silhueta. Se você já tiver no armário aquelas batas mais justas no busto e soltinhas na barriga, ponto pra você! Ela será muito útil durante a gravidez e no pós-parto.
- Uma dica bacana, para o início da gestação, quando a barriga começa a crescer e a calça começa a apertar: use um elástico de cabelo para fechar o botão da calça, assim você pode usar o seu jeans preferido por um pouco mais de tempo.
- Na minha opinião, um dos poucos investimentos que realmente vale a pena é uma calça com elástico (grande, não adianta ser aquela faixa pequena) para os meses finais da gestação, principalmente se for passar este período em dias mais frios ou se você já pensa em ter outra gravidez. Dê preferência para tons escuros e ela será uma peça curinga no seu guarda roupas.
- Outro investimento que vale a pena é o sutiã de amamentação, escolha um com uma boa sustentação, e faça o teste antes de comprar: tente abrir e fechar a alça de amamentação com apenas uma mão. Os fechos variam muito de acordo com o fabricante, e alguns são impossíveis de abrir e fechar sem ajuda, o que transforma a peça em uma grande dor de cabeça. Lembre que na maioria das vezes, durante a amamentação, você estará sozinha e com um mão ocupada segurando o bebê.
- Legging: Esta é uma peça que não pode faltar no armário das gravidinhas! Super curinga e confortável, esta calça irá lhe acompanhar por muito tempo! E fora que todo mundo tem uma no armário, então provavelmente você não irá precisar gastar com esta peça.
- Camisolas: procure peças que tenham alça fina e sejam fáceis de amamentar. E quando digo fáceis, falo daquelas que são bem flexíveis e que você possa baixar o busto sem precisar tirar a alça. No caso de escolher camisolas para gestantes, vale a mesma dica do sutiã de amamentação: teste se consegue abrir o fecho com apenas uma mão, antes de comprar.
- Algumas peças chaves irão lhe acompanhar durante a gravidez e no pós parto, como: vestidos com a cintura marcada, saias longas, blusas de botão, regatas, pantalonas, blusas envelope… Separe as peças que já tem no guarda roupa e avalie, não precisa ser nada específico para grávidas.
- Para vestidos: Pensando em mais a frente, procure peças com decote transpassado ou alça fina, que são bem práticos para amamentação e bonitos de usar. O vestido pode ser longo ou na altura do joelho, com um cinto estrategicamente colocado e acompanhado com acessórios bacanas, ficam super charmosos! Também pensando no pós-parto, evite os modelos tomara que caia, apesar de serem fáceis de abaixar, corre o risco de você mostrar mais do que gostaria, num momento de fome do bebê (que vai puxar sua roupa). Mas se você já tiver a peça, são ótimos para o período da gravidez!
- As lojas de departamento que possuem linha de gestante são: Renner (com a linha Maternity), Riachuelo, C&A e Marisa (com preços excelentes de sutiã de amamentação e camisolas!), vale a pena dar uma conferida.
Mas a dica de ouro mesmo, foi uma amiga querida que me passou: use aquelas regatas fininhas – “segunda pele” – (que geralmente usamos com camisas transparentes) sempre por baixo das blusas que você já tinha. Assim quando você precisar amamentar, é só levantar a blusa e abaixar a regata. Assim você não precisa usar somente blusa de botão, mantém a privacidade ao amamentar e pode economizar aproveitando peças que você já tinha antes.
Na gravidez da Marina eu ganhei uma calça de gestante de uma amiga, que tinha tido bebê a pouco tempo, e comprei outra (eu usava muito para trabalhar), de restante a maioria das peças que comprei foram vestidos de malha (amava os transpassados porque eram muito práticos para amamentação!), e algumas camisetas “segunda pele” que como falei acima além de esticarem durante a gestação, ajudam muito na amamentação.
Também ajudou o fato de eu não ter engordado muito durante a gestação, então se você conseguir evitar as besteirinhas (porque é difícil!) e se manter dentro do ganho de peso recomendado pelo seu obstetra ou nutricionista, você tem ainda mais chances de economizar, usando as peças que você já tinha antes da gravidez por mais tempo.
Beijinhos